• Banner Japão
  • Banner China
  • Banner Japão
  • Banner China

Prof. Simar

Shiatsu

Yin Yang      Shiatsu

O Shiatsu é a prática japonesa desenvolvida por Toru Namikoshi, que aborda a condição músculo-esquelético e orgânica, com o intuito de prevenir doenças, desenvolvendo a resistência natural do corpo. Essa técnica de massagem consiste na aplicação de pressão dos dedos sobre o corpo. O nome Shiatsu significa: shi=dedo e atsu=pressão.

O Shiatsu ativa as energias estragadas e as equilibra de forma que os órgãos e as vísceras passem a receber a quantidade de energia ideal para o seu funcionamento.

Cada meridiano ou canal está ligado a um órgão ou função em nosso organismo enquanto o Qi circula.Cada ponto está conectado com os pontos da acupuntura. O Shiatsu atua na causa do problema. Como muitas vezes, as causas são muito complexas (ou não pode avaliar com precisão porque isto demandaria um certo estudo e conseqüentemente tempo), costuma-se aplicar a técnica no corpo todo.

O ambiente para a prática do Shiatsu deve ser aconchegante e bem arejado. Pode ser aplicado numa maca ou sobre o tatame. As técnicas de massagem incluem manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotação de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos.

O tempo de duração de cada sessão de Shiatsu é de 60 minutos, sendo que a primeira sessão é um pouco mais longa, para que o terapeuta atinja todos os pontos do corpo. Profissionais dizem que a quantidade de sessões varia de acordo como paciente.

O Shiatsu atua no sistema nervoso central e periferia. Auxilia no relaxamento e é usado de forma terapêutica. Pode atuar conjuntamente em casos de asma, insônia, esgotamento, cólicas menstruais, dores na cabeça e nas costas. Mesmo no caso de pessoas saudáveis, é bom que se faça massagens regularmente para a prevenção de dores e possível mal-estar.

As pessoas que fazem Shiatsu buscam recuperar e manter a saúde ou relaxar, abrir caminhos interiores, bem estar e equilíbrio, além da consciência do estado geral do corpo.

Principais efeitos do Shiatsu, há melhora na circulação, estimula a drenagem linfática, elimina as toxinas mais rapidamente, alivia as das dores e harmoniza energeticamente( yin e yang), relaxamento geral, elimina a fadiga, braços cansados, ombros congelados e torcicolos.

O Shiatsu não é indicado nos casos de febre, infecções, doenças contagiosas, fraturas e varizes. A mulher grávida deve ter cuidado com a aplicação desta massagem, pois existem no organismo pontos abortivos que não podem ser trabalhados.

 
mbmt - mobile
criado e hospedado por