• Banner Japão
  • Banner China
  • Banner Japão
  • Banner China

Família Yang

Simar Anacleto - Member 055 01 610

Tai Chi Pai Lin
Um treino para a saúde e longevidade

Yin Yang      Tai Chi Pai Lin


O TAI CHI CHUAN é o conjunto de exercícios terapêuticos da medicina tradicional chinesa, para a saúde e longevidade, originalmente transmitido pelos médicos chineses.

O TAI JI, a suprema unidade, e o princípio da união e o equilíbrio das duas energias opostas e complementares – YIN e YANG – representadas por céu e terra, homem e mulher, corpo e espírito, cuja interação gera e mantém a vida.

O TAI CHI CHUAN é um treino de ajuda mútua entre o movimento e a serenidade, através da serenidade treina-se o coração; através do movimento desenvolve-se a flexibilidade do corpo. É uma forma de auto massagem interna e externa que atua em todos os sistemas orgânicos, promovendo a circulação do sangue e da energia (QI). Revitaliza o corpo e serena a mente, despertando a espiritualidade.

 

Simar e crianças

Aula na praça

Semana da educação

Crianças Lar Escola

Aula para 3ª idade

Tai Chi Chuan e o estresse

É comum as pessoas dizerem que estão estressadas, que levam uma vida estres-sada, com referência ao cansaço, à ansiedade e à depressão.

Há três tipos de estresse: estresse estrutural, químico, mental e emocional.

O estresse estrutural é a adaptação muscular esquelética dos músculos e do sistema esquelético (coluna). Ele provoca espasmos musculares, ponto dolorido e mau alinhamento da coluna, dores no aparelho locomotor, dores no pescoço, cefaléia, cintura escapular, dor nos ombros, dor nas pernas e redução da mobilidade, ou seja, redução do nível de atividade.

O estresse químico é provocado pela intoxicação alimentar ou por medicamentos, alergia a alimentos, perfumes, cremes, ambientes e alimentação deficiente. Provoca desconforto e dores em todo o corpo, como, dor de cabeça, fadiga, nariz entupido e problemas digestivos.

O estresse mental e emocional é o causador dos maiores empecilhos para uma boa saúde e, afeta o relacionamento interpessoal com todos que estão à sua volta como colegas de trabalho e familiares.

As emoções negativas, como raiva, medo, ciúme, tristeza, desgosto, angústia, isolamento, levam o indivíduo ao estresse mental e emocional.

Alguns fatores levam ao estresse, como a vida sedentária, alimentação inadequada, correria, trânsito, problema familiar, doença, alteração no metabolismo, uso de medicamento, consumo de álcool e consumo de droga.

Sinais de estresse: insônia, sono agitado, pesadelos, irritabilidade, temperamento explosivo, diminuição da concentração, falta de memória, aquilo que dava prazer se torna uma sobrecarga, reclamação mais freqüente do que o habitual, uso de férias, feriado e final de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar e divertir-se, ocupa cada vez mais o tempo com o trabalho e menos com o lazer. Diminuição do entusiasmo e prazer pelas coisas, com uma sensação de monotonia. Diminuição do rendimento, erros, distração e faltas na escola e trabalho, insatisfação com tudo, indecisão, julgamento errado e precipitado. Piora na organização com atrasos de tarefas e perda de prazo.

O Tai Chi Chuan através da suavidade de seus movimentos alinha o corpo, harmoniza o espírito e equilibra a mente.Surge daí uma consciência de ser, de estar bem com a vida e trabalha o conjunto de movimentos corporais e desenvolve o equilíbrio físico-mental, emocional e espiritual.

O homem se integra na dimensão de totalidade e tem o poder de dar saúde, força energia, paciência e vitalidade.

O poder criativo desperta o homem para a compreensão e controle de si mesmo e desenvolve a autoconfiança: “Eu sou, portanto, eu posso.”

Ensinar é uma arte, portanto, é preciso estar preparado, conhecer bem sua filosofia dominar a prática do Tai Chi Chuan, com serenidade paciência, habilidade dos grande mestres, manifestando o equilíbrio dos princípios universais.

A prática do Tai Chi Chuan desenvolve a capacidade física e mental do indivíduo para a longevidade com saúde. Ainda, corrige a postura, ativa e fortalece todos os músculos do corpo, gerando saúde ao coração, a bomba propulsora da vida. Trata o sistema circulatório que passa a irrigar melhor os tecidos e as articulações.

A Medicina Tradicional Chinesa afirma que a prática dos movimentos do Tai Chi Chuan, podem prevenir em alguns casos cura de patologias como reumatismo, artrite, artrose, bursite e outras doenças provenientes da má circulação e equilibra a pressão arterial.

Essa prática é indicada para pessoas de qualquer idade como fonte de preservação e regeneração da saúde. A interrupção pode ser feita a qualquer momento sem nenhum prejuízo para indivíduo, ele apenas deixa de receber seus benefícios.

Por essas e outras constatações ao longo de sua história e evolução milenar posso afirmar ser o Tai Chi Chuan uma atividade útil e apropriada para o homem de hoje. È uma antiga e atualizada forma de viver bem e ter longevidade.

A verdadeira prática do Tai Chi Chuan é uma terapia que visa restabelecer a integração e o equilíbrio físico e mental, saúde paz e vida longa.O Tai Chi Chuan pode ser pratica do por todos sem restrição, sua prática restabelece a energia vital, evitando desgastes. Ele recompõe a saúde, melhora a respiração e produz uma sensível melhora no ânimo, proporciona ao praticante equilíbrio emocional para superar as adversidades da vida.

O Tai Chi Chuan quando indicado por médico para convalescentes, não tem contra indicação, auxilia nos problemas respiratórios e circulatórios. Corrige a postura e alivia as tensões provocadas pelo estresse. É uma terapia alternativa e uma atividade física de baixo impacto, pois, os sintomas do estresse ficam sob controle e os exercícios queimam a adrenalina em excesso liberada durante o nervosismo. Essa substância é a grande vilã do estresse.

A adrenalina faz a pressão subir, acelera o coração e torna a respiração ofegante. As pessoas sedentárias sofrem mais diante dos momentos de tensão, isto porque a adrenalina permanece por mais tempo na corrente sanguínea.

O combate à tensão e ao estresse, pode ser feito através da prática do Tai Chi Chuan que busca o estado de quietude e relaxamento, com exercícios psicofisiológicos, onde a respiração e os batimentos cardíacos e a corrente sanguínea encontrem um estado de normalidade.

É bom lembrar que a prática do Tai Chi Chuan reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue e incentiva o funcionamento do sistema imunológico, fatores de risco quando há o entupimento das artérias.

Mais sobre Tai-Chi-Chuan

O Tai Chi Chuan e a M.T.C.

Aula para crianças

Não só com agulhas se cura um chinês um chinês comunista, mas ressuscitaram o saber ancestral, MAO TSE-TUNG, o “grande timoneiro” da revolução chinesa de 1949, tirou a acupuntura do ostracismo em que ela caíra durante o domínio dos colonizadores ingleses.

A acupuntura já tem muito prestígio no ocidente e, tende a aumentar cada vez mais, todavia, ela quase deixou de existir no começo do século passado. Em 1919, sob a influência dos ingleses, da China baniram terapias tradicionais, acupuntura, massagem, meditação, Qi Gong, Tai Chi Chuan e outras.

“Os grandes laboratórios farmacêuticos estavam chegando à Ásia e queriam introduzir seus produtos à força”. O resultado foi desastroso, pois, em 1949, havia só 40,000 médicos para atender 500 milhões de habitantes.

MAO TSE-TUNG (1893-1976), no mesmo ano, liderou a revolução comunista e, a partir daí reabilitou os terapeutas, até então ilegais, transformando-os em agentes de saúde. MAO criou também faculdades e institutos de pesquisas com base no método tradicional, além de um sistema que integra as duas medicinas, no qual os pacientes podem escolher o de sua preferência.

A acupuntura, hoje, é praticamente oficial em todo mundo e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Nos Estados Unidos, onde foi introduzida na década de 1970, mais de 12 milhões de pacientes recorrem às agulhas de acupuntura anualmente. Com a pesquisa realizada, as pessoas podem confiar que não estão recorrendo a um curandeirismo, e sim a uma técnica médica comprovada.

Alimentação. Os chineses equilibram a energia comendo. Gengibre e pimenta são yang quentes. Tratam a depressão e a sonolência. A melancia é yin, refresca e acalma.

Há milhares de ervas, poucas conhecidas, mas de eficiência comprovada, como a ma Huang (ephedrasinica), de onde vem a efredina, que combate a asma, e a qian ceng ta (huperzia serratas), base da droga huperzina A, usada para combater o mal de Alzheimer.

Massagem. Para as dores e as doenças leves, bastam massagens nos acupontos. É o tradicional tui-ná e seus derivados, do-in, a massagem em apenas um acuponto, e shiatsu, ao longo de todo o meridiano.

Mentalização. Os grandes sábios chineses não usam anestesia quando vão ao dentista, segundo eles, graças à técnica do dao-in, controlam com a mente as sensações a até o funcionamento dos órgãos. Não precisam de acupuntura.

Tai Chi Chuan. Filosofia de vida, medicina, arte marcial. O Tai Chi Chuan incorpora os três elementos ao mesmo tempo.

O Tai Chi, como a “união harmônica das energias vitais e, os opostos yin e yang “. Chuan é a prática que objetiva unir energias. O resultado dessa união é um calor seco e profundo, não provoca suor e confere uma sensação agradável.

Corpo mente e espírito modifica-se nas sessões diárias. O trabalho físico restitui a tonicidade natural da massa muscular. Com a prática relaxante, a mente acalma e o espírito fica sereno. Para aqueles que sofrem de ansiedade, têm dificuldade em manter a tranqüilidade, a prática do Tai Chi Chuan é o ideal.

A filosofia taoista parece mágica, mas apenas quem entende a profundeza da arte corporal chinesa consegue resultado pleno. “A prática só da forma não produz resultado”.

Fundamental é a respiração que é ensinada desde o início, quando feita corretamente permite ao organismo captar energia. Quando se expira, o corpo expulsa toxinas e outros três tópicos essenciais são treinados, como: giro da cintura em torno de um eixo fixo, troca de peso nas pernas e alternância na projeção dos braços. O Tai Chi Chuan básico permite ao praticante realizar o trabalho completo, enfocando todas as partes do corpo. Há ainda uma série longa do Tai Chi Chuan que exige mais tempo para finalizar o aprendizado.

Tai Chi Chuan e a Medicina Preventiva. Na filosofia taoista, a falta de saúde provém da deficiência energética de um órgão, que adoece e prejudicam outros.

Seus seguidores acreditam na existência de cinco órgãos preciosos e no fato de que a harmonia entre eles gera bem-estar. Cada elemento da natureza representa um órgão. O fogo simboliza o coração. A água não é o suficiente, a madeira não recebe todos os nutrientes para desenvolver-se.

Qualquer alteração do sistema energético influi em todo o organismo. Detectado o problema, a cura visa restabelecer a harmonia do sistema. A medicina oriental promove o bem-estar interno, busca a paz pessoal e almeja a longevidade. É uma linha definida e, evita o radicalismo. A procura individual pelo caminho mais adequado deixa cada um livre para descobrir o próprio limite e aproveita a Sabedoria Oriental. O treino de serenidade e, a prática permanente alcança resultados encorajadores.

Entre os inúmeros benefícios estão os que podem fazer o obeso emagrecer e o magro ganhar alguns quilos. A explicação está no simples fato de harmonizar o espírito e derrubar as tensões da vida quotidiana.

“O organismo só pede o necessário para o seu sustento. A fome exagerada desaparece e a falta de apetite acaba substituída por disposição e muita vontade de viver”.

Sobre as Origens do Tai Chi Chuan. A lenda conta, que um monge chinês observava interessado o duelo entre o pássaro e a serpente. Findo o combate, o sábio taoista teria refletido até compreender a supremacia da flexibilidade sobre a dureza e a vantagem que leva a sinuosidade frente a retidão.

Dessa resposta nasceu o Tai Chi Chuan , talvez a mais poderosa de todas as artes marciais por ter como princípio o uso da energia e não da força.

“Nos movimentos retilíneos há dispersão de energia, enquanto a circularidade, a suavidade e a lentidão do Tai Chi Chuan a mantém”.

Apesar de contar com grande poder, quem pratica Tai Chi Chuan utiliza-o para a defesa e só ataca quando não há alternativa.

O impacto de um golpe baseado na aplicação da energia não chega a deixar marcas na pele, mas lesões internas que são sempre graves.

O Tai Chi Chuan é uma prática do sentimento do amor, pois segue os princípios da natureza.

Observe o movimento de rotação da Terra, é como se a Terra estivesse fazendo o tai chi chuan, renovando o ar, impregnando novo frescor a todas as coisas.

"Pois a maior virtude da natureza é fazer nascer vida nova.

O ser humano pertence a natureza.

Se praticarmos o tai chi chuan diariamente cultivamos a nossa natureza criadora."

Mais sobre Tai Chi Pai Lin

×
 
mbmt - mobile
criado e hospedado por